Que a velha política precisa ficar para trás você já deve saber. Mas, conhece as ações de pré-campanha que não podem faltar na sua pré-candidatura?
Afinal, existe diferença desse período para o de campanha em si. Por isso, as atividades permitidas nesse primeiro momento também são distintas.
Na sequência, você confere o que é essa etapa da vida do candidato e quais são as principais ações que devem ser feitas para iniciar a conquista de votos.
O que são as ações de pré-campanha?
Acima de tudo, aquele que pretende ser eleito precisa ser escolhido dentro do partido que se afiliou como candidato. Portanto, as ações de pré-campanha são aquelas feitas antes dessa escolha.
Dessa forma, a pré-candidatura tem o objetivo de convencer o partido, assim como possíveis eleitores, de que o político pode concorrer à corrida eleitoral com sucesso.
Não existem, por lei, datas específicas para que os candidatos oficiais sejam divulgados pelo partido. Mas, geralmente, a comunicação é feita com pelo menos 45 dias de antecedência, já que este é o tempo permitido de campanha oficial.
Por isso, as ações de pré-campanha são tão importantes. Afinal, a visibilidade e a confiança que elas geram, por exemplo, serão de grande valia durante a candidatura em si.
Lei de número 9.504 – 30 de setembro de 1997
Entretanto, essa é uma fase onde as leis eleitorais determinam permissões e proibições. Justamente, por ser uma etapa prévia.
Assim, de acordo com a lei número 9.504, de 30 de setembro de 1997, especialmente o artigo 36-A, confira o que pode e não pode ser feito nas ações de pré-campanha.
Permitido:
- Usar as redes sociais para divulgar suas intenções e posicionamentos individuais;
- Ter participação ativa em rádio, TV e na web em geral;
- Mencionar sua vontade de ser pré-candidato por um determinado partido, desde que não fique explícito o pedido de voto;
- Mostrar suas habilidades, qualidades e características pessoais, também sem explicitar solicitação de votos.
Vetado:
- Realizar atos proibidos em campanhas eleitorais;
- Fazer propaganda paga nos veículos de massa;
- Participar de transmissões ao vivo em rádio e TV ligadas às prévias partidárias;
- Solicitar votos ou comprá-los;
- Usar os meios de radiodifusão como forma de difamar partidos.
4 ações pré-campanha que não podem faltar
Então, agora que você já sabe o que são as ações pré-campanha e as atitudes proibidas e permitidas, é hora de descobrir o que pode e deve fazer durante essa fase.
Afinal, lembre-se que o trabalho deste período trará muitos retornos positivos assim que você for escolhido pelo seu partido.
1) Use as redes sociais para entender o eleitorado
Em primeiro lugar, conhecer o perfil, desejos e necessidades dos seus eleitores devem ser suas preocupações número um.
Por isso, na nova política, uma das melhores formas de fazer isso é usando as redes sociais como aliadas nas suas ações de pré-campanha.
Afinal, de acordo com o relatório Digital in 2019, da We Are Social, o Brasil conta com mais de 6,6 milhões de usuários ativos nas principais redes sociais, como Facebook, Youtube, WhatsApp e Instagram.
Então, use-as para interagir, coletar feedbacks, conversar e entender seu eleitorado.
2) Interaja com as lideranças locais
Depois, outro ponto importante é fortalecer a sua presença junto às lideranças regionais.
Dessa forma, participe de eventos religiosos, comunitários e outros. Além disso, visite sindicatos, ONGs, associações de moradores, projetos sociais e culturais, entre outros.
Assim, esse cuidado te ajuda a gerar confiança, aumentar a visibilidade e divulgar suas propostas e intenções.
3) Trabalhe sua imagem
Em terceiro lugar, além de criar uma mensagem central, é preciso trabalhar a imagem que pretende passar nas suas ações de pré-campanha.
Portanto, busque profissionais qualificados para a sua equipe e defina com eles o que quer passar para os eleitores.
Ter um slogan, jingles e motes, por exemplo, fixam seu nome na mente das pessoas e ainda criam um diferencial.
4) Crie sua estratégia
Após ter contato com lideranças, interagir com seu público e estabelecer sua imagem, é hora de ter estratégia.
Então, monte um cronograma do que será feito, com visitas e lives, por exemplo, durante a pré-candidatura. Estipule também metas e objetivos para cada etapa.
Assim, você vai construindo conhecimento e relacionamento para estar mais preparado para encarar a fase de candidatura.
Por fim, como você viu, o que não faltam são ações pré-campanha que você pode realizar. Inclusive, essas são apenas algumas.
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