Marketing eleitoral: o que é e como pode ajudar a ganhar votos
As Eleições 2022 têm tudo para ser uma das mais concorridas. Afinal, os eleitores estão cada vez mais criteriosos.
Por isso, o marketing eleitoral entra em cena como uma das estratégias mais importantes para o sucesso de uma campanha.
Conquistar votos, criar uma imagem positiva, transmitir uma mensagem ou mote, por exemplo, são algumas das ações necessárias.
Além disso, o período disponível para as campanhas é curto, sendo necessário ter técnicas bem pensadas, com objetivos específicos e resultados imediatos.
Entretanto, para isso, as atividades do marketing eleitoral são complexas e envolvem muitos detalhes.
Por isso, é importante entender o que define essa parte importante da vida do candidato e como suas atividades podem influenciar na conquista de votos. Boa leitura!
O que é o marketing eleitoral e porque ele é importante
Em primeiro lugar, para ter uma estratégia de marketing eleitoral eficiente é preciso contar com uma equipe qualificada.
Assim, você deverá ter profissionais com experiência na área, capazes de pensar, implementar e avaliar ações diversas.
Dentro desse contexto, pode-se definir essa parte da campanha como a aplicação de técnicas que visam atrair eleitores e conquistar votos.
Geralmente, isso é feito a partir da elaboração de um planejamento estratégico. Então, nele, o time irá identificar riscos, oportunidades, recursos necessários e ações que serão efetivas para a campanha eleitoral.
Inclusive, todas as técnicas serão propostas com o objetivo principal de alcançar a eleição. Mas, também, de trabalhar a imagem do candidato e o relacionamento com os eleitores.
Porém, caberá ao político fazer a sua parte, participar das reuniões de alinhamento e tomada de decisão, assim como seguir as orientações da equipe de marketing eleitoral.
Principais ações do marketing eleitoral
Bom, entendido o conceito de marketing eleitoral e sua importância para a campanha, chega o momento de conhecer algumas das estratégias que podem ser usadas por esse time.
Inclusive, suas ações começam cedo, ainda na fase de pré-campanha, e incluem:
- Pesquisa eleitoral: geralmente, levanta dados sobre os políticos adversários, os eleitores, as necessidades da região, entre outros;
- Segmentação do eleitorado: inclusive quanto a características como escolaridade, desejos e prioridades. Ajuda a elaborar ações específicas para cada tipo de eleitor;
- Preparação do horário eleitoral e de debates: incluem criação de peças, vídeos, discursos e muito mais;
- Redes sociais: com manutenção, ações específicas, publicações, campanhas online e interações, por exemplo;
- Promoção de eventos e visitas: como em lideranças locais e os comícios.
Entretanto, essas não são as únicas estratégias e atividades do marketing eleitoral. Afinal, a comunicação e ações precisam estar atreladas a diversas situações da vida do candidato.
Sempre com o objetivo de aproximar o político dos eleitores, gerar engajamento e criar um relacionamento de confiança com a sociedade.
Inclusive, são esses profissionais que, muitas vezes, conseguem “vender” a imagem do político para o eleitorado e auxiliar na tomada de decisão na hora de votar.
Como essa estratégia pode ajudar a conquistar votos
Com certeza você já entendeu que, acima de tudo, o objetivo das ações de marketing eleitoral são levar à eleição e a conquista de votos.
Mas, de que maneira, efetivamente, esse time pode contribuir com a sua candidatura? Veja, na sequência, os principais pontos!
1) Cadastro e acompanhamento de eleitores;
2) Segmentação de ações e mensagens, como disparo de e-mails e SMS de forma automatizada e personalizada;
3) Contato próximo e direto com os eleitores por diversos canais, criando uma relação próxima e de confiança. Muitas vezes, é esse cuidado que leva à escolha nas urnas;
4) Uso de ferramentas que personalizem o atendimento e troca de informações, como através do WhatsApp, por exemplo;
5) Criação de uma comunidade de eleitores, dando voz a essas pessoas e transformando-os em coautores da campanha eleitoral;
6) Elaboração de conteúdos que gerem valor e levem a tomada de decisão por parte do eleitor. Inclusive, vale para redes sociais, e-mails, mensagens via WhatsApp, entre outros;
7) Reforça a presença na web, onde a maioria dos eleitores se concentra. Assim, podem auxiliar na construção de vídeos, posts, artigos e outros materiais de comunicação e divulgação da campanha online. E não para por aí!
Então, por fim, fica o convite para conhecer a Poletize, empresa especializada em automação política e que conta com um time de marketing eleitoral.
Afinal, o que não faltam na sua pré-candidatura e candidatura são informações, processos, documentos e ações para gerenciar.
Conheça, siga o que aprendeu aqui e conquiste votos! Até breve!